Violência Contra a Mulher

Neste episódio temos a explicação da violência em torno da mulher que tem sido uma pauta diária no mundo.

Neste episódio trazemos profissionais do Direito, Psicologia e da Comunicação para explicar o fenômeno violência em várias perspectivas.

A violência doméstica tem acontecido frequentemente em todas as classes sociais. Está atento as agressões que podem ocorrer de forma “normalizada” é um caso de discussão e alerta para identificar os primeiros sinais.

A fase da adolescência é uma das mais sensíveis e determinante na vida feminina. Ser violentada em qualquer instância pode trazer danos irreversíveis a qualquer uma, portanto, este episódio tem como objetivo o “start” para discussão sobre violência na adolescência.

Neste episódio tratamos do assédio, um tipo de violência “normalizada” por muitos. Assobios, “elogios” descontextualizados e outras manifestações podem causar constrangimento e desconforto. Precisamos educa meninos e meninas para entender a linguagem do assédio.

A violência de gênero é demarcada por várias possibilidades. De forma geral está inscrita nas diferenças de mercado de trabalho, salário, relações sociais como um todo. Neste episódio discutimos essa “fragilidade” construída em torno do sexo feminino.

Neste episódio alertamos para violência física que tem sido muito frequente sobre as mulheres. Os dados estatísticos são crescentes mundialmente em tono de mulheres que chegam a óbito por violência dos companheiros.

A violência patrimonial é um alerta para as mulheres que tem sofrido com perdas financeiras e de patrimônio por não atentar aos primeiros sinais no relacionamento.

A violência psicológica se caracteriza por se sútil, às vezes confundida com cuidado e carinho, mas com objetivo de controle e dominação. Alertar as mulheres para estes discursos implícitos é uma questão educacional.

Este episódio introduz a discussão sobre violência sexual que tem levado muitas mulheres a óbito. A violência sexual é algo que deve ser amplamente debatido por envolver princípios, cultura, assédio, falta de educação nas escolas e grupos sociais.

Se você utilizou ou pensa em utilizar a série e tem alguma observação envie um e-mail para audiam@ufma.br

Voltar ao Topo